
NAUFRÁGIO ALICE
O vapor Alice de 840 toneladas deixou o porto de Recife, PE. no dia 25 de junho de 1899 com destino a Mossoró no Rio Grande do Norte onde foi carregado de sal destinado à companhia de Salinas, com sede no Rio de Janeiro. Já a caminho da capital escalou na Paraíba onde recebeu duas mil sacas de algodão.
No final do dia 19 de agosto deixou o porto da Paraíba com destino ao sul. Logo depois de transpor a barra, o vapor começou a fazer água e os esforços, comandados pelo capitão Sr. Francelino Duarte, não surtiram efeito.
Diante da impossibilidade de esgotar a água do navio, que entrava em grande proporção, foi dada ordem de guinar. A intenção era volta ao porto e caso não fosse possível imbicar o vapor na praia.
Porém, já não havia mais tempo para o Alice. A cerca de 4 milhas ao sul da barra e a 3,5 milhas da praia do Bessa em João Pessoa, o Alice afundava com a proa voltada para terra.
Quando não havia mais esperanças de salvar o navio, o comandante e a tripulação passaram aos botes e atingiram em segurança o porto de Cabedelo, PB. no meio do dia 20.
O casco da embarcação assentou no fundo a 14 metros de profundidade permanecendo apenas com os mastros e as vergas fora d´água.
* INCLUSO:
- Barco, 02 cilindros, lastro, bebidas não alcoólicas, lanche e guia (instrutor ou dive master).
* NÃO INCLUSO:
- Colete
- Regulador
- Roupa
- Lanterna sem as baterias

![]() |
---|
![]() |
![]() |
