
NAUFRÁGIO QUEIMADO
(ERIE J.N.Y.)
O naufrágio está desmantelado e parcilamente enterrado, está apoiado em uma areia muito clara que juntamente com o próprio lastro esconde a maior parte do madeirame que restou. Os destroços extenden-se por cerca de 100 metros de comprimento por 15 de largura.
Na proa existe um grande aglomerado de peças, onde podemos distingüir dois guinchos, uma âncora reserva ainda desmontada e muito disfarçada e dois cabeços de amarração.
Afastado do primeiro aglomerado por 20 metros, que deviam representar o primeiro porão, estão as quatro grandes caldeiras quadradas. Cada uma delas está conectada, por tubulação, à outra do mesmo lado. Existe uma larga passagem entre as caldeiras cheia de carvão, entre as caldeiras. As caldeiras estão apoiadas sobre grande quantidade de lastro.
O terceiro conjunto de destroços constituído basicamente pelas máquinas a vapor de dois cilindros (dupla expansão) e demaisengrenagens. as máquinas de bom tamanh estão caidas para o lado e para a popa.
Para trás das máquinas, segue-se um longo eixo com cerca de 20 metros, unido por quatro conjuntos de flanges de bronze. ao lado do eixo poucas peças aparecem cabeços e partes das chapas de bronze que revestiam o casco de madeira. aparentemente pouco restou dos porões de popa e o que existe encontra-se enterrada.
No final do eixo pode ser encontrado uma hélice de quatro pás, com duas dela enterradas, O Hélice tem um formato bem incomum, com pás finas, retas e longas, mostrando-se muito primitiva, como a do vapor Moreno, afundado na Ilha de Maricás RJ.
* INCLUSO:
- Barco, 02 cilindros, lastro, bebidas não alcoólicas, lanche e guia (instrutor ou dive master).
* NÃO INCLUSO:
- Colete
- Regulador
- Roupa
- Lanterna sem as baterias

![]() |
---|
![]() |
![]() |
